segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Filmes Indicação

O Sorriso de Mona Lisa:
Sinopse: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

Segredos dos filósofos...

Piaget/Esc. Educação Infantil

Uma escola que se diz fundamentada na teoria de Jean Piaget, deve ter sua prática pedagógica, orientada por alguns princípios básicos:

Ação- as crianças conhecem os objetos usando-os. Um esquema é aplicado a vários objetos e vários esquemas são aplicados ao mesmo objeto
Representação- toda atividade deve ser representada, de modo a permitir que a criança manifeste o seu simbolismo.

Atividades Grupais- o desenvolvimento da criança acontece no contato e na interação com outras crianças, daí a necessidade da promoção de atividades em grupo. Não se trata aqui da concepção comum do trabalho em grupo (que a escola interpretou como um grupo de alunos obrigados a trabalhar em conjunto). Piaget pressupõe que o grupo se forme espontaneamente e que o tema pesquisado seja como um verdadeiro problema do grupo. Cabe ao professor criar as situações problemáticas, mais nunca impor um tema.

Organização - é adquirida através da atividade. É fazendo a atividade que a criança se organiza.

Professor problematizador - o professor é o desafiador da criança, ele cria dificuldades e problemas. Em escolas com essa fundamentação, a pré-escola não é um passatempo, e sim, um espaço que permite a diversificação e ampliação das experiências das crianças, promovendo a sua autonomia.

Áreas do conhecimento integradas- no currículo da pré-escola de orientação fundada nas
teorias piagetianas, as diferentes áreas do conhecimento são integradas. O eixo central desse currículo são as atividades. Segundo Schliemann(1992) in Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino-Aprendizagem- Cortez Editora, entre os princípios recomendados por Piaget para a educação matemática tem-se que "... a criança é sempre mais capaz de compreender e fazer na ação do que de expressar verbalmente e conscientemente os princípios nos quais se baseiam suas ações...".

domingo, 28 de setembro de 2008

Preparativos para o Almoço de Novembro - Ruma à Formatura de 2009 PEDAGOGIA


Olá Amigos, estamos nos preparativos para o almoço de novembro que consagra uma época de busca de conhecimento, conscientização de como funciona a Educação no Brasil e no Mundo, e de conhecer realmente o meu eu como educadora.... Vamos juntos comemorar a realização de um sonho, que nos dias de hoje é tão dificil, mais apesar de todas as turbulências conseguimos juntos conquistar: eu com apoio de vocês, pois sem vocês não teria chegado nem até aqui.... O almoço será no CTG Vaqueanos da Tradição, dia 23 de novembro 2008 no valor de R$ 8,00, os convites estarei distribuindo no mês de outubro, Conto com a Presença de todos. Que Deus abençoe a todos nós e que continue realizando nossos sonhos, nossos pedidos como vem realizando para mim..... Beijos Tatiana


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Brincadeiras para animar a turma...

Números positivos e negativos, equações e figuras geométricas. Nem todos os alunos consideram o estudo da matemática um pesadelo. Em algumas escolas, as aulas dessa disciplina - que já assustou muitos estudantes - tem se tornado momentos de descobertas e diversão.
Trilha
Os próprios alunos criam um tabuleiro, com os obstáculos e a história. O jogo ensina seqüência numérica, ordem crescente e decrescente, contagem e quantificação.
Bingo
Nas cartelas tradicionais, o aluno aprende a ler os números. Durante o sorteio, o professor pode anunciar os números de forma diferenciada, falando sobre dezenas, unidades,antecessores e sucessores, ou exigindo algum tipo de operação para a descoberta do numero sorteado.
Batalha Dupla
Cada aluno retira duas cartas de um baralho tradicional. Elas devem ser somadas ou subtraídas, conforme a orientação do professor. Quem tiver o maior resultado ganha a carta do colega.Vence o jogo quem tiver mais pontos, somados no final da competição.
Atrás da Orelha
O jogo tem dois jogadores e um juiz. Os jogadores retiram uma carta do baralho, sem ver qual é o seu número. A carta deve ser colocada atrás da orelha para que apenas o outro jogador veja seu número. Cabe ao juiz dizer qual o resultado da soma ou da subtração das duas cartas. Para vencer, o jogador vê a carta do colega e precisa raciocinar para descobrir qual é a sua.
Poliminó
É uma espécie de quebra-cabeça formado por várias figuras geométricas, criadas á partir de monominós, que são unidades-padrão. Para montar o poliminó, o aluno precisa pensar no conceito de áreae perímetro de uma figura plana.
Torre de Hanói
Jogo milenar que utiliza um tabuleiro de madeira, com pequenas torres e aros de diversostamanhos. Para vencer o desafio - que pode ser o tempo gasto para colocar aros em determina ordem nas torres - o aluno faz estimativas e raciocina sobre múltiplos, potências e equações.O jogo serve também para organizar o pensamento.
Policubos
O jogo é semelhante ao poliminó, mas o quebra-cabeça é uma espécie de cubo. Nesse jogo, oaluno estuda o volume das figuras.
Corrida Algébrica
Na corrida algébrica, o aluno vai avançar com seu pino no tabuleiro depois de descobrir qual é o resultado de uma equação. O próprio aluno pode escolher que valor deseja atribuir á variável,de forma a conseguir o resultado maior.
Tangran
O jogo tem várias peças, com tamanhos variados. O aluno estuda área, polígono, perímetro eaté frações.
Jogo da Estrela
Cada aluno retira um número positivo ou negativo do tabuleiro. Vence quem obter o maiorresultado, depois de fazer a soma dos números escolhidos. Nesse jogo, os estudantes aprendema soma dos números negativos e positivos, ordem e conceito de oposto.

O resultado é sempre positivo....

Grande Almoço rumo a Formatura 2009 Ulbra.

É com imenso prezer que tenho a data para anunciar nosso almoço de confraternização e arrecadação de fundos para minha formatura que será até julho de 2009. Será dia 23 de novembro, no CTG Vaqueanos da tradição, em Porto Alegre, o valor do almoço será de R$ 8,00 com um numero de rifa incluso. Agradeço desde ja os envolvidos que estão me apoiando e que Deus abençoe a todos com muita saude. Conto com a presença de todos...
Beijos Tatiana

A Realidade de uma educação e o ato de contribuir com a Educação

Somos educadores sim mais temos que ter a certeza de que sempre seremos educandos. Ver o educando como a si próprio facilita a didatica e a troca de informações no dia a dia. Vale a Pena pensar. Beijos a todos.