sábado, 17 de março de 2012

Cuidados que devemos tomar:

Apesar de muito se falar nos malefícios que o consumo excessivo de sódio pode causar para o organismo, a verdade é que ele tem um papel importante em diversas funções do organismo e é essencial para uma boa saúde.


É ele que mantém o volume de líquidos no corpo, evitando a desidratação, por exemplo. O mineral também participa de funções básicas no corpo, como contração muscular, impulsos nervosos e ritmo cardíaco, permitindo assim o bom funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais do organismo.

O sal de cozinha é o grande vilão no consumo excessivo de sódio, mas não é o único. Produtos industriados colaboram também para os altos índices do elemento

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O segredo é não exagerar na dose. Se em excesso ela causa os problemas já apontados, abaixo dos níveis necessários pode causar até anorexia e convulsões. "A falta de sódio em nosso corpo causa efeitos indesejáveis, como anorexia, tonturas, dores de cabeça, dificuldade de memorização e fraqueza", ressalta o engenheiro de alimentos e professor associado do Departamento de Alimentos e Nutrição da Unicamp, Mário Maróstica.

"O consumo moderado de sódio pode reduzir a incidência e prevalência da hipertensão arterial e, em consequência, a morbidade e mortalidade associadas às doenças cardiovasculares", destaca o médico Flávio Sarno, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Até o sal de cozinha, visto como o maior vilão, também tem seu lado bom. O cloro, outro mineral que compõe o produto, é importante para o processo digestivo e ajuda a aumentar a capacidade do sangue transportar gás carbônico das células para o pulmão.

O sal ainda é a principal fonte de iodo, cuja deficiência é causa de deficiência mental, abortos espontâneos, natimortos e baixo peso ao nascer. "Certamente, o consumo adequado de sal é fundamental na dieta, pois o sódio, o cloro e o iodo são fundamentais para o funcionamento correto de nosso corpo, implicando em boa saúde", conclui Maróstica.

No TDAH, qual dos quatros lobos é alterado? Por que podemos dizer que esse lobo especificadamente é a representação mental?

Lobo Frontal.

A informação chega primeiramente no lobo frontal e a pessoa que tem TDAH não tem essa capacidade de absolvição, desta forma não transmite as informações ao resto do cérebro e as que passam, estão desorganizadas, o comprometimento está relacionado a um déficit dos neurotransmissores o que compromete o funcionamento do córtex pré-frontal.O portador de TDAH tem dificuldade em controlar sua impulsividade e hiperatividade. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tanto em crianças como em adultos podem receber diagnóstico e tratamento adequados, mas é necessário procurar um profissional capacitado para realizar o diagnóstico e encaminhar a tratamento eficaz.

Quais são as partes que formam o sistema límbico? E quais suas funções?

 
O Sistema Límbico é um grupo de estruturas que inclui:


Hipotálamo: onde passam várias fibras que controlam, que coordenam o funcionamento do organismo no sentido da homeostasia.

- Regulação cardiovascular: responsável pela modificação da pressão arterial e da freqüência cardíaca. Esses estímulos são conduzidos para a formação reticular da ponte e bulbo;

- Regulação da temperatura: o sangue que passa no hipotálamo determina a temperatura corporal e faz com que o hipotálamo tente regular a temperatura;

- Regulação da hídrica: controla de duas formas, estimulando a sede no indivíduo ou retendo a água na urina. Quando os eletrólitos do hipotálamo se tornam mais concentrados essa área é estimulada;

- Contração do útero e ejeção do leite: relaciona-se com a produção de ocitocina.

- Regulação gastrointestinal: o hipotálamo possui uma área que é o centro da fome e está relacionada com a ingestão de alimentos e saciedade da fome;

- Controle sobre a hipófise: o hipotálamo secreta hormônio que atuam como liberadores dos hormônios da hipófise anterior.

O tálamo consiste de duas massas ovais, cada uma encaixada em um hemisfério cerebral, ligados por uma ponte. Ele contém células nervosas que levam a informação de quatro sentidos (visão, audição, paladar e tato) para o córtex cerebral. Somente o sentido de olfato envia sinais diretamente para o córtex, sem passar pelo tálamo. Sensações de dor, temperatura e pressão também são enviadas através do tálamo.

Amígdala mantém amplas conexões com o hipotálamo e o restante do sistema límbico; causa algumas experiências comportamentais como: prazer, raiva, sexualidade, medo;

Giro cingulado: Situado na face medial do cérebro entre o sulco singulado e o corpo caloso, que é um feixe nervoso que liga os 2 hemisférios cerebrais.

ANAMNESE PSICOPEDAGOGICA

Anamnese é a sessão, onde através dela podemos aprofundar nossa investigação que terá grande relevância ao término de um diagnóstico mais preciso. Fernández (1990) afirma que o diagnóstico, para o terapeuta, deve ter a mesma função que a rede para um equilibrista. É ele, portanto, a base que dará suporte ao psicopedagogo para que este faça o encaminhamento necessário.

Tendo essa visão, alguns profissionais iniciam o diagnóstico com a anamnese. É o caso de Weiss. Como mostra o quadro da seqüência diagnóstica proposta por ela:

1º - Entrevista Familiar Exploratória Situacional (E.F.E.S.)

2º - Anamnese

3º - Sessões lúdicas centradas na aprendizagem (para crianças)

4º - Complementação com provas e testes (quando for necessário)

5º - Síntese Diagnóstica – Prognóstico

6º - Devolução - Encaminhamento

(WEISS, 1994)

No caso de BF, trouxe como queixa escolar, pela mãe a falta de aproveitamento nas áreas matemáticas, tendo tirado conceitos próximos dos mínimos aceitáveis.