segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Segredos dos filósofos...

Piaget/Esc. Educação Infantil

Uma escola que se diz fundamentada na teoria de Jean Piaget, deve ter sua prática pedagógica, orientada por alguns princípios básicos:

Ação- as crianças conhecem os objetos usando-os. Um esquema é aplicado a vários objetos e vários esquemas são aplicados ao mesmo objeto
Representação- toda atividade deve ser representada, de modo a permitir que a criança manifeste o seu simbolismo.

Atividades Grupais- o desenvolvimento da criança acontece no contato e na interação com outras crianças, daí a necessidade da promoção de atividades em grupo. Não se trata aqui da concepção comum do trabalho em grupo (que a escola interpretou como um grupo de alunos obrigados a trabalhar em conjunto). Piaget pressupõe que o grupo se forme espontaneamente e que o tema pesquisado seja como um verdadeiro problema do grupo. Cabe ao professor criar as situações problemáticas, mais nunca impor um tema.

Organização - é adquirida através da atividade. É fazendo a atividade que a criança se organiza.

Professor problematizador - o professor é o desafiador da criança, ele cria dificuldades e problemas. Em escolas com essa fundamentação, a pré-escola não é um passatempo, e sim, um espaço que permite a diversificação e ampliação das experiências das crianças, promovendo a sua autonomia.

Áreas do conhecimento integradas- no currículo da pré-escola de orientação fundada nas
teorias piagetianas, as diferentes áreas do conhecimento são integradas. O eixo central desse currículo são as atividades. Segundo Schliemann(1992) in Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino-Aprendizagem- Cortez Editora, entre os princípios recomendados por Piaget para a educação matemática tem-se que "... a criança é sempre mais capaz de compreender e fazer na ação do que de expressar verbalmente e conscientemente os princípios nos quais se baseiam suas ações...".

Nenhum comentário: