terça-feira, 14 de abril de 2009

Quimica - Industrias Quimicas

Na indústria farmacêutica, como aliás referi anteriormente na saúde, a química foi, é e será essencial, pois ela permite estudar as propriedades dos produtos, utilizados na manufactura de medicamentos, consequentemente a sua aplicação específica para combater determinada doença, infecção, …
Na saúde, a química é aplicada desde as análises clínicas até à Imageologia. Como é sabido, a química está profundamente relacionada com a área da saúde e Medicina, pois a química permite estudar os tecidos (órgãos e pele), estruturas (ossos) e líquidos internos (Sangue, bílis, suco pancreático, morfinas…) e do ponto de vista da sua composição e funcionamento, interligando-se assim com a Biologia (formando assim a bioquímica), para achar curas para doenças actualmente incuráveis, como por exemplo, a mortífera doença sexualmente transmissível da SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), tendo em conta os conhecimentos em termos da química do nosso corpo assim como a biologia humana.
A química é também utilizada na concepção de medicamentos e vacinas, que nos permite combater as doenças e epidemias, como é o caso da lepra, da malária...
Se a química não existisse a saúde de todos nós teria os seus dias contados, pois a medicina depende dos medicamentos para os tratamentos em geral.

INDUSTRIA ALIMENTAR

O Brasil possui um grande número de espécies florestais nativas, sendo que os frutos de algumas delas revelaram-se boas fontes de nutrientes, como por exemplo, a sapucaia (Lecythis pisonis Camb.). Nos últimos anos tem crescido a pesquisa e a produção de frutas e sementes oleaginosas, tanto para a indústria oleoquímica como para a alimentícia, que absorvem a maioria dos óleos obtidos de fontes naturais. Esses óleos poderiam suprir a deficiência da produção brasileira, como ocorre, por
exemplo, no caso do óleo de girassol, cujo consumo doméstico tem crescido cerca de 16% ao ano e a produção 5% em média.
Na indústria alimentar, a química é utilizada para produzir e aperfeiçoar os conservantes e corantes (os designados nos ingredientes E-222,223…), mas também de outros produtos químicos, como os acidificantes, reguladores de acidez e aromatizantes, que servem para melhorar e intensificar o sabor dos alimentos, e bebidas
Com o desenvolvimento dos produtos protéicos oriundos da soja para alimentação humana, nutricionistas perceberam que estes produtos poderiam ser uma alternativa protéica importante para vários tipos de criações..

INDÚSTRIA QUÍMICA E O AMBIENTE

Na indústria ligada à drogaria, como se sabe dedica-se à produção de produtos químicos, desde os mais caseiros, como a nossa eficaz desentupidora de canalizações – soda cáustica (Hidróxido de Sódio) – e, até mesmo o mercúrio, e produtos químicos mais complexos, como é o caso do dicromato de potássio, e aos mais perigosos, como por exemplo o hidrogénio (explosivo).

A fabricação de produtos químicos oferece riscos em várias escalas. Exemplos importantes do passado recente são a produção de clorofluorocarbonetos e seu impacto sobre a camada de ozônio da alta atmosfera; os acidentes de Bhopal34, na Índia, e Seveso (Itália), nos quais vazamentos de instalações de produção química causaram mortes humanas; os casos recentes de novos produtos farmacêuticos que tiveram de ser retirados abruptamente do mercado, devido a efeitos colaterais que haviam sido minimizados ou desconsiderados, antes do seu lançamento.
Hoje, a indústria química investe intensamente em equipamentos de controle, em novos sistemas gerenciais e em processos tecnológicos visando à redução dos riscos de acidentes. No Brasil, a Abiquim implantou os seguintes programas de redução de riscos, que têm tido bastante sucesso.
• Programa de Atuação Responsável: criado em 1992, institui procedimentos de melhoria na atividade industrial, como na diminuição da emissão de efluentes e de geração de resíduos, na saúde ocupacional, na segurança no transporte e no atendimento a emergências. Para evitar riscos ao meio ambiente, é analisado todo o ciclo de vida de um produto químico.
• SASSMAQ – Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade: implantado em 2001 com o objetivo de avaliar transportadoras para aumentar a segurança no transporte, a estocagem e a distribuição de produtos químicos. Esse programa é especialmente importante no Brasil, devido às graves insuficiências da infra-estrutura de transportes que leva o transporte de cargas a ser feito principalmente em caminhões, circulando em estradas precárias que atravessam grandes cidades.
• Pró-química: sistema que opera 24 horas por dia para fornecer informações sobre os procedimentos com relação aos produtos químicos em situação de emergência.
Esses programas vêm cumprindo seu papel, a julgar pela pouca presença da indústria química no vasto e intenso noticiário brasileiro sobre catástrofes, acidentes e violência. Eles são exemplos da responsabilidade civil, que deve ser continuamente demonstrada pela indústria e pelos profissionais da química, para que seja mantido o direito de operar.

A química, permite fazer grandes obras para a manutenção do bom ambiente mas, por outro lado, constitui também malefícios, que posteriormente falarei. Em termos de benefícios, permite efetuar a reciclagem de materiais, reutilizando materiais já sem utilidade, dando-lhes “vida”, aproveitando-os para nova utilidade, sem recorrer à produção de mais, evitando assim a agravação da poluição produzida, principalmente, na produção desses novos materiais.
Não só a reciclagem de materiais (que começa em cada um de nós, no íntimo da nossa casa…), mas através da química consegue-se reverter todos os danos causados ao ambiente, ao longo destes últimos anos que, devido ao crescimento da indústria e a muitos outros factores ligados ao grande desenvolvimento verificado na recta final do século dezanove, têm sido um autêntico “calvário” para o ambiente e, para a tão falada Camada do Ozono (O3).

OS MALEFÍCIOS DA QUÍMICA

A química em si não constitui um grande problema (salvo raras excepções), mas, a grande ameaça, para todos nós e para o ambiente, é a falta de segurança no manuseamento e trabalho com os produtos químicos e a libertação de resíduos químicos, tóxicos e altamente nocivos para a atmosfera e rios, contaminando-os assim. Penso que os malefícios da química podem ser consideravelmente reduzidos se todas aquelas empresas que trabalham com resíduos químicos tóxicos e aquelas que não possuem a segurança devida, deviam de tomar precauções, porque a manutenção da água “cristalina” e do ar “puro”, cabe a todos nós…
O crescimento e desenvolvimento (profundamente ligado à química) não é o problema; o problema é a descontrolamento da utilização desses recursos (como por exemplo andar mais a pé do que de carro…).

Nenhum comentário: