quinta-feira, 16 de julho de 2009

Projetos: ideias....

projeto cante brinque e encante...TEMA: APRENDER BRINCANDO E CANTANDO... CANTE BRINQUE E ENCANTE!Problematização: Cada criança interpreta a música ao seu modo. Nesse sentido devemos aperfeiçoar e enriquecer as possibilidades natas da criança e para que isso aconteça como devemos contribuir para o desenvolvimento de bons hábitos promovendo situações em que a criança desenvolva sua capacidade de ouvir e de se expressar?Justificativa: A infância é um período caracterizado pelas descobertas e a escola deve favorecer esse momento oferecendo oportunidades promovendo situações para explorar essa construção.A música é um elemento muito importante e vem ganhando espaço nas escolas, ela estimula a fantasia e o imaginário, aumentando a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração, o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser um forte desencadeador de emoções. A música poderá ser a união entre a interação e o prazer, efetuando a interdisciplinaridade entre vários conteúdos.Este é um projeto que visa possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas, assim sendo, podemos aperfeiçoar e enriquecer a função social da oralidade, através das músicas, percebendo esta forma de linguagem como veículo de comunicação de idéias.Objetivos:-Promover a socialização dos conhecimentos sobre música e seus instrumentos; -Aumentar a sensibilidade e a capacidade de concentração; -Desenvolver o raciocínio lógico e a imaginação; -Desenvolver á auto-estima e coordenação motora; -Desencadear emoções, aumentando a união entre a interação e o prazer; -Explorar os instrumentos musicais; -Desenvolver a linguagem, percepção, audição, habilidades em acompanhamento Rítmico com instrumentos, voz e o canto como expressão de grupo e individual; -Construir instrumentos musicais; -Contribuir na formação e desenvolvimento da personalidade das crianças, pela ampliação da cultura; -Enriquecimento da inteligência; -Vibração da sensibilidade musical; -Educar musicalmente.
Conteúdos:◊Língua portuguesa:Linguagem oral:Produção de sons, cantar, ouvir música, tocar instrumentos, produção de sons, deslocando-se no espaço.Linguagem escrita:-Leitura, compreensão e produção de textos escritos;-Produção de livre de desenhos e escritas;-Produção de livros, histórias, jornais, murais, convites, cartas, receitas...-Correspondência letra/som no sistema convencional da escrita;-Produção de textos: bilhete, anúncios, receita, diálogo, entrevistas, contos de fada,história infantil,outdoor,convite,listagem,calendário,relato,etc.◊Matemática:Relações espaciais: -localização e organização do espaço;Grandezas e medidas:-identificação de grandezas mensuráveis: tempo, comprimento,peso,temperatura,volume,capacidade;-comparação de grandezas.Conjunto: -Correspondência-ComparaçãoNúmero natural: -Leitura-Escrita numéricaOperações: -adição;-Subtração.◊Ciências e estudos sociais (natureza e sociedade):Organização de grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar:- normas de convivência.Os seres vivos: Seres vivosCorpo humano: -Valorização de atitudes relacionadas a saúde e ao bem estar individual e coletivo.Os fenômenos da natureza:-Calor
Recreação:Expressividade: -Descriminação e representação do próprio corpo-expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos,posturas,linguagem oralEquilíbrio e coordenação:-participação habitual em jogos;-jogos perceptivos e sensórios;-jogos de regras;-jogos simbólicos;Música:-interpretação;-Registro musical;-Gêneros musicais.-tipos de música.-improvisação.-fontes sonoras.Apreciação musical:-escuta musical;-interação com música;-jogos e brincadeiras;-formas musicais.◊Artes (criatividade)O fazer artístico:-elementos visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço, textura, volume, etc.-leitura e representação de imagens; ilustração, cartaz e reprodução, outdoor;-representação de textos escritos e verbais através de expressão plástica.Apreciação artística:_apreciação de suas produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.Teatro-dramatização-fantoche;-imitação;
Procedimentos metodológicos: No decorrer desse projeto as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas das músicas a serem trabalhadas, compartilhando todo o material produzido na sala de aula como:-Confeccionar uma bandinha com materiais recicláveis -Acompanhar o ritmo da música com palmas e com movimentos corporais; -Formar grupos para fazer imitações com mímica em ritmo musical; -Perceber os sons com olhos fechados de fora e dentro da sala; -Pesquisar manifestações folclóricas de caráter musical-Jogos conjugados com música; -Observar sons e ritmos da natureza; -Identificar os ritmos musicais através de fitas e CDs; -Imitar cantores, interpretar canções diversas; Recursos-Recursos humanos: Professores, alunos, e visitantes;-Recursos físicos: papéis diversos, fantoches, lápis diversos, aparelho de som,sacos de papel CD,dvd, câmera digital,livros,revistas,cola,tintas,pincel,fita crepe,etc.Datas comemorativas:OUTUBRO 4 a 10 semana de proteção aos animais 5 dia das aves12 dia das crianças15 dia do professor16 dia mundial da alimentação29 dia do livronovembro ( 22 dia da música)

Cronologia : Mês de outubro e novembro (60 dias)Cronograma : semana dos talentos musicais 20 a 30 de novembroFechamento: elaboração do livro musical ilustrado.AVALIAÇÃO: Efetuar avaliação durante todo processo de construção de conhecimentos pelo aluno, notando o desenvolvimento quando a atividade sugerir um certo grau de dificuldade.

Retirado de sites da internet....

Nenhum comentário: