sábado, 17 de março de 2012

ANAMNESE PSICOPEDAGOGICA

Anamnese é a sessão, onde através dela podemos aprofundar nossa investigação que terá grande relevância ao término de um diagnóstico mais preciso. Fernández (1990) afirma que o diagnóstico, para o terapeuta, deve ter a mesma função que a rede para um equilibrista. É ele, portanto, a base que dará suporte ao psicopedagogo para que este faça o encaminhamento necessário.

Tendo essa visão, alguns profissionais iniciam o diagnóstico com a anamnese. É o caso de Weiss. Como mostra o quadro da seqüência diagnóstica proposta por ela:

1º - Entrevista Familiar Exploratória Situacional (E.F.E.S.)

2º - Anamnese

3º - Sessões lúdicas centradas na aprendizagem (para crianças)

4º - Complementação com provas e testes (quando for necessário)

5º - Síntese Diagnóstica – Prognóstico

6º - Devolução - Encaminhamento

(WEISS, 1994)

No caso de BF, trouxe como queixa escolar, pela mãe a falta de aproveitamento nas áreas matemáticas, tendo tirado conceitos próximos dos mínimos aceitáveis.

Nenhum comentário: