Na verdade o que conta muito é a vida de cada comunidade, os tesouros que cada aluno ja tras agragado em sua trajetória de vida.....
gostei muito deste plano:
PLANEJAMENTO ANUAL 3º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
PORTUGUÊS
OBJETIVO
GERAL
Promover a integração dos
alunos com o mundo letrado, visando à compreensão e apropriação da cultura
escrita, conhecendo suas funções e seus usos sociais, as convenções gráficas e
o uso dos diferentes tipos de textos e consolidar as capacidades referentes à
leitura e escrita necessárias para expressar-se, comunicar-se e participar das
práticas sociais letradas e desenvolver o gosto pela leitura.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
* Conhecer, utilizar e
valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
*Conhecer os usos da
escrita na cultura escolar;
*Reconhecer unidades
fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
*Conhecer o alfabeto;
*Conhecer a natureza
alfabética do sistema de escrita;
*Desenvolver atitudes e
disposições favoráveis à leitura;
*Ler e grafar
corretamente sílabas canônicas e não canônicas;
*Desenvolver capacidades
relativas ao código escrito especificamente necessários à leitura;
*Desenvolver capacidades
necessárias à leitura com fluência e compreensão;
*Identificar as
finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do
gênero e da contextualização do texto;
*Compreender e valorizar
o uso da cultura escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
*Produzir textos escritos
de gêneros diversos, adequados, ao destinatário e ao contexto de circulação;
*Participar das
interações cotidianas em sala de aula;
*Respeitar a diversidade
nas formas de expressão oral, manifestas por colegas, professores e
funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extraescolar.
CONTEÚDOS
*Compreensão e
valorização da cultura escrita;
*Apropriação do sistema
de escrita;
*Leitura;
*Ortografia e gramática;
*Produção escrita;
*Desenvolvimento da
oralidade.
ESTRATÉGIAS
*Atividades escritas;
*Jogos;
*Cruzadinhas;
*Ditados;
*Caça-palavras;
*Registros individuais e
coletivos;
*Confecção de cartazes e
murais;
*Atividades lúdicas;
*Músicas, poemas,
parlendas, etc.;
*Textos diversos: cartas,
anúncios, rótulos, embalagens, convites, receitas, bulas de remédio, etc.
RECURSOS
DIDÁTICOS
*Livros;
*Folhas xerocadas e
mimeografadas;
*Caderno, quadro de giz,
papéis variados;
*Jogos pedagógicos,
rótulos, embalagens;
*Livro de contos,
jornais, revistas, CD, vídeos, etc.
DISTRIBUIÇÃO
MENSAL DOS CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
FEVEREIRO
*Sondagem de
conhecimentos;
*Alfabeto;
*Letra maiúscula e
minúscula;
*Ordem alfabética;
*Uso do dicionário;
*Revisão silábica:
sílabas simples;
*Reforçar em t – d e f –
v;
*Textos variados.
MARÇO
*Conceito de sílaba e
palavra;
*Classificação de
palavras quanto ao número de sílabas;
*Acentuação de palavras;
*Sílaba tônica;
*Sílabas complexas:
R(inicial), R(intercalado), RR e R(no final da sílaba);
*Textos: placas, bilhetes
e convites;
*Poesias.
ABRIL
*Antônimo e sinônimo;
*Grupo silábico: ge e gi;
*Histórias em quadrinhos;
*Substantivo próprio e
comum;
*Uso do til,
*Sílabas complexas: uso
do AM e na;
*Sons do s: s som de
z, ss e s no final de sílaba;
*Produção textual.
MAIO
*Sílabas terminadas em M
ou N;
Notícias e textos
informativos;
*Anúncios e
classificados;
*Textos: contos de fadas;
*Grupo silábico: CE, CI e
Ç;
*Sílabas terminadas em L
(som de u);
*Produção textual;
JUNHO
*Substantivo masculino e
feminino;
*Artigo definido e
indefinido;
*Frases afirmativas e
negativas;
*Grupo silábico: QU;
*Grupo silábico: GU;
*Produção textual;
JULHO
*Revisão de conteúdos.
AGOSTO
*Substantivo: aumentativo
e diminutivo;
*Substantivo coletivo;
*Uso do H: CH, NH, LH e H
inicial;
*Produção textual.
SETEMBRO
*Pontuação;
*Uso da vírgula;
*Grupo silábico: z no
final da sílaba;
*Sons do X: CH, S e Z.
OUTUBRO
*Pronomes;
*Adjetivos;
*Sons do X: CS, SS;
*Produção textual.
NOVEMBRO
*Verbo;
*Grupo silábico:
consoante mais R;
*Grupo silábico: consoante
mais L.
*Produção textual
DEZEMBRO
*Revisão de conteúdos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*CEALE
– Centro de Alfabetização, Leitura e escrita Faculdade de educação da UFMG,
Governo de Minas Gerais.
*Livro
Didático “Conhecer e crescer”.
*Programa
Educação para a qualidade do trabalho – MEC
*Caderno
do Futuro, Língua Portuguesa – volume 2
*Resolução
SEE nº 1 086, de 16 de abril de 2008.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
GERAL
Compreender e utilizar o
sistema de numeração, dominar os fatos fundamentais da adição e subtração,
realizar cálculos mentais com números pequenos, dominar conceitos básicos
relativos a grandezas e medidas, espaço e forma e resolver operações
matemáticas com autonomia.
Desenvolver habilidades
do pensamento, conhecimentos, valores, atitudes que a matemática nos
proporciona de modo que o aluno possa estar capacitado para resolver situações
diárias que envolvam cálculos, capacitando-o para lidar com algoritmos e
operações matemáticas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
*Conhecer a história dos
números, associando a ideia de quantidade;
*Reconhecer a importância
dos números, bem como sua circulação em várias situações práticas do nosso
cotidiano;
*Desenvolver a habilidade
de comparar, classificar e ordenar;
*Ampliar o pensamento
lógico matemático;
*Conhecer nosso sistema
de numeração decimal;
*Conhecer, comparar,
relacionar e associar a quantidade números até 3.000;
*Desenvolver a capacidade
de comparar, classificar, identificar e descrever figuras e sólidos
geométricos, linhas abertas e fechadas, retas e curvas;
*Conhecer o nosso sistema
monetário, utilizando-o corretamente em nosso dia-a-dia;
*Reconhecer a adição como
o ato de ganhar, aumentar e acrescentar;
*Identificar a subtração
como ideia de tirar e perder;
*Identificar a
multiplicação como a adição de parcelas iguais;
*resolver divisões;
*Identificar a metade,
terça parte ou quarta parte de um todo;
*Ampliar a orientação
temporal.
CONTEÚDOS
*Números;
*Sólidos geométricos;
*Grandezas e medidas:
tempo e dinheiro;
*Adição e subtração;
*Multiplicação;
*Raciocínio combinatório;
*Divisão;
*Sistema de numeração
decimal;
*Grandezas e medidas:
comprimento, massa e capacidade.
ESTRATÉGIAS
*Jogos pedagógicos;
*Atividades escritas;
*Resolução de situações
problemas;
*Trabalhos em grupo;
*Exercícios de fixação;
*Cálculos orais e
escritos.
RECURSOS
DIDÁTICOS
*Livro didático;
*Caderno; quadro de giz;
sucatas;
*Materiais concretos,
jogos pedagógicos;
*Material dourado, etc.
DISTRIBUIÇÃO
MENSAL DOS CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
FEVEREIRO
*Sondagem dos
conhecimentos já adquiridos pelos alunos;
*Números;
MARÇO
*Sólidos geométricos;
*Grandezas e medidas:
tempo e dinheiro;
*Regiões planas e seus
contornos.
ABRIL
*Adição e subtração;
*Sistema de numeração.
MAIO
*Multiplicação;
*Raciocínio combinatório:
possibilidades e probabilidades.
JUNHO
*Divisão;
JULHO
*Revisão de conteúdos
AGOSTO
*Sistema de numeração
decimal;
*Retomando as quatro
operações;
SETEMBRO
*Adição e subtração;
*Multiplicação e divisão;
*Medida de comprimento;
OUTUBRO
*Medida de massa;
*Medida de capacidade;
NOVEMBRO
*Quatro operações;
*Situações problema
DEZEMBRO
*Revisão de
conteúdos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*Livro
didático “Matemática – Luiz Roberto Dante”
*Programa
Educação para a qualidade do trabalho – MEC.
*Caderno
do Futuro – Volume 2
*Resolução
SEE nº 1 086 de abril de 2008.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
GERAL
Fornecer aos alunos
elementos necessários à compreensão da realidade e a formação da cidadania,
refletindo sobre a dinâmica social, a relação dos seres humanos entre si e com
a natureza.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
*Conhecer-se como ser
humano;
*Caracterizar diferentes
fases da vida humana;
*Identificar partes do
corpo humano e suas funções, os órgãos dos sentidos e sua importância na
percepção do ambiente;
*Identificar medidas de
higiene;
*Reconhecer a necessidade
dos hábitos de higiene corporal e mental para a conservação da saúde;
*Identificar formas de
transmissão de doenças, bem como a necessidade das vacinas para prevenção das
mesmas;
*Compreender a
necessidade do tratamento de água para evitar doenças;
*Reconhecer e classificar
os animais que existem no mundo;
*Classificar os animais;
*Conhecer os modos de
reprodução dos animais;
*Identificar e reconhecer
uma cadeia alimentar;
*Identificar a
diversidade de plantas, suas partes e funções;
*Ter noção do universo;
*Identificar a terra como
nosso planeta;
*Identificar os
movimentos da Terra;
*Reconhecer ações de
preservação do mundo em que vivemos.
CONTEÚDOS
*As pessoas e o ambiente;
*Os animais da Terra;
*As plantas da Terra;
*O mundo em que vivemos.
ESTRATÉGIAS
*Aulas de campo;
*Filmes;
*Confecção de cartazes e
murais;
*Exposições;
*Músicas e poesias;
*Trabalhos com textos e
imagens.
RECURSOS
DIDÁTICOS
*Livros, cadernos;
*Quadro de giz;
*Folhas xerocadas e
mimeografadas;
*Jornais, revistas;
*Fotografias, CD, etc.
DISTRIBUIÇÃO
DOS CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
1º
BIMESTRE
*As pessoas e o ambiente;
2º
BIMESTRE
*Os animais da Terra;
3º
BIMESTRE
*As plantas da Terra;
4º
BIMESTRE
*O mundo em que vivemos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*Livro Didático: “Projeto
Pitanguá” e “De olho no Futuro”;
*Caderno do Futuro –
Ciências – volume 2
*Lei 15 441 de 11/ 10/ 2
005
*Lei 13 441/99 de 21/ 12/
1 999
*Lei 11 947 de 16/ 06/ 2
009
HISTÓRIA
E GEOGRAFIA
OBJETIVO
GERAL
Possibilitar aos alunos
desenvolver a percepção de si mesmo e da sociedade em que vive numa dimensão
histórica, ampliando o raciocínio e concepções a respeito do espaço geográfico
onde vive, posicionando, fazendo escolhas de maneira responsável.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
*Compreender, valorizar e
respeitar o mundo em que vivemos;
*Perceber-se como capaz
de construir a própria história, marcando seus próprios registros, iniciando a
noção de pesquisa e investigação;
*Compreender as
diferentes composições familiares e sua transformação de acordo com o desenvolvimento
da sociedade;
*Desenvolver uma postura
crítica diante das desigualdades sociais que se refletem nas condições de
moradia das pessoas;
*Identificar o espaço
escolar e o direito à educação que todas as crianças têm os profissionais que
trabalham na escola e os materiais escolares;
*Reconhecer a importância
de cada profissão para a sociedade, identificando as características e
materiais de trabalho de cada profissão;
*Identificar a
importância de transporte para o crescimento e desenvolvimento da sociedade;
*Reconhecer a necessidade
de comunicação entre as pessoas, comparando os avanços dos meios de
comunicação;
*Compreender a passagem
do tempo na atualidade e em outras épocas;
*Identificar as
características climáticas de cada estação;
*Comemorar as principais
datas cívicas;
*Conhecer e respeitar
diferentes culturas como a cultura Afro-brasileira.
CONTEÚDOS
*O mundo;
*Eu;
*Família;
*Casa;
*Escola;
*Profissões;
*Meios de transporte;
*Meios de comunicação;
*Tempo;
*Estações do ano;
*Datas comemorativas;
*Cultura Afro-brasileira.
ESTRATÉGIAS
*Aulas de campo;
*Filmes;
*Construções de maquetes;
*Dramatizações;
*Trabalhos com textos e
imagens;
*Confecção de murais e
cartazes;
*Músicas e poesias;
*Fotografias e diferentes
registros, etc.
RECURSOS
DIDÁTICOS
*Livros, revistas,
jornais;
*Fotos;
*Folhas mimeografadas e
xerocadas;
*Papéis variados, CD;
*Registros e arquivos
variados, etc.
Distribuição bimestral de
conteúdos
1º
BIMESTRE
*Eu;
*Comunidade;
*Estatuto da criança e do
Adolescente;
*Comunidade familiar;
*Comunidade escolar;
*Datas comemorativas
referentes ao bimestre;
2º
BIMESTRE
*Tipos de casas;
*Moradia – aspecto
social;
*Profissões;
*Datas comemorativas
referentes ao bimestre.
3º
BIMESTRE
*Meios de transporte;
*Trânsito;
*Meios de comunicação;
*Datas comemorativas
referentes ao bimestre.
4º
BIMESTRE
*Orientação pelo sol;
*Diferentes aspectos da
natureza;
*Ambiente e vegetação;
*Clima;
*O homem modifica o
ambiente em que vive.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*Caderno do Futuro –
História e Geografia – volume 2
*Livro: “Viva Vida e
Projeto Prosa
*Lei Federal 11 645 de
10/ 03/ 2 008.
ENSINO
RELIGIOSO
OBJETIVO
GERAL
Os alunos deverão
reconhecer que as possibilidades de crescimento acontecem sob vários aspectos,
traduzindo-se em atitudes, gestos e comportamentos presente em todo ser humano,
e que através dos valores recebidos possam reconhecer-se a si próprio e a seus
semelhantes, valorizando a necessidade de construir uma relação mais próxima
com Deus.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
*Reconhecer a si próprio
como pessoa humana, com qualidades e possibilidades de crescimento completo:
físico, intelectual, afetivo, moral e espiritual;
*Reconhecer que a
religião é um dos caminhos que levam a Deus;
*Descobrir a presença de
Deus como obra e criação de Deus;
*Reconhecer a importância
da contribuição da família ou do grupo que a substitui para o crescimento e bem
estar de todos que desses integram;
*Compreender a função da
escola como instituição que forma, informa e contribui para o crescimento e
para a realização da pessoa e a melhoria da qualidade de vida;
*Perceber os valores que
devem ser concebidos e os contra valores que devem ser rejeitados na vida em
comunidade;
*Reconhecer que temos um
corpo que precisa ser respeitado e cuidado como algo importante;
*Compreender a razão de
ser a Bíblia o livro sagrado usado em diversas denominações religiosas;
*Concluir que cuidar dos
outros é uma atitude de amor que gera bem-estar e alegria;
*Reconhecer e valorizar
sua capacidade de escolher e de tomar decisões;
*reconhecer a responsabilidade
como valor que nos ajuda a crescer como gente e sermos mais felizes.
CONTEÚDOS
*Quem sou eu?
*Jesus é meu amigo;
*Falando com Jesus;
*Com quem convivo?
*Criação e obras de Deus;
*Páscoa! Vida nova!
*Descoberta da presença
de Deus;
*Família e escola;
*Mãe: Fonte de vida e
amor;
*Regras: Forma de
facilitar nossas vidas;
*Violência e paz;
*Valores comuns e contra
valores;
*Bíblia, o livro sagrado;
*Criança... Esperança de
um mundo melhor;
*Valorização do
professor;
*Culturas;
*Autoestima;
*Natal! Nascimento de
Jesus.
RECURSOS
DIDÁTICOS
*Aulas expositivas;
*Livros literários;
*Cartazes;
*Fotografias e gravuras;
*Leitura de salmos e
provérbios;
*Músicas;
*Brincadeiras;
*Dramatizações;
*Produção de textos;
*Filmes;
*Debates.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
diariamente a cada aula através dos temas desenvolvidos e com as mudanças de
comportamento do ser, estar e agir no mundo como pessoas criadoras, como imagem
e semelhança de Deus.
DISTRIBUIÇÃO
BIMESTRAL DE CONTEÚDOS
1º
BIMESTRE
*Quem sou eu?
*Jesus é meu amigo;
*Falando com Jesus;
*Com quem convivo?
*Criação e obras de Deus;
*Páscoa! Vida nova!
2º Bimestre
*Descoberta da presença
de Deus;
*Família e escola;
*Regras: Formas de
facilitar nossas vidas;
*Mãe: Fonte de vida e
amor.
3º
BIMESTRE
*Valores comuns e contra
valores;
*Violência e paz;
*Bíblia: O livro Sagrado;
*Criança, esperança de um
mundo melhor;
*Valorização do
professor.
4º
BIMESTRE
*Culturas;
*Autoestima;
*Nata! Nascimento de
Jesus!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*Conteúdos Básicos de
Ensino Religioso;
*Secretaria de Estado da
Educação de Minas Gerais 1995;
*Como Viver nesse mundo –
volume 2
*De Mãos Dadas – volume 2
TEMAS
TRANSVERSAIS
*Direitos e deveres das
crianças e adolescentes que serão ministrados no âmbito de todo o currículo
escolar, em especial em Língua Portuguesa, Ensino Religioso e nas demais
disciplinas que compõem a área de ciências humanas. Conforme resolução SEE 1307
de 27 de março de 2009.
* Desenvolver atividades
que propiciem a construção de princípios e valores universais e fundamentais à
convivência social e afetiva, através de oficinas, palestras, pesquisas, sobre
educação ambiental, Educação para o trânsito e Símbolos Nacionais de acordo com
a Lei 12 472/201.
*Estudo da dependência
química será integrado aos conteúdos das áreas de conhecimento. Conforme Lei
13.441/99 de 21 de dezembro de 1999.
*Educação Alimentar e
Nutricional perpassará o currículo escolar da educação básica, abordando o tema
alimentação e nutrição. Conforme Lei 15 072/2004 art. 2º.
*Integração e articulação
da vida cidadã com as áreas de conhecimento: saúde, sexualidade, vida familiar
e social, trabalho, cultura, ciências e tecnologia e linguagens serão
ministradas às disciplinas da BNC e parte diversificada, como elementos de
formação integral do aluno.
*Cultura Afro-Brasileira
e indígena onde o conteúdo será ministrado no âmbito de todo o currículo
escolar em especial nas áreas de educação artística, literatura e história
brasileira. Conforme Lei 10 639/2003 e Resolução SEE 1159/2008.
* Programar atividades no
calendário escolar para comemorar o “Dia da Consciência Negra” que acontece
todo dia 20 de novembro.
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